Show: Perto de Mim 2010

Show: Perto de Mim 2010

Campo do Dia, Campo da Noite... por Michel Rubin

Michel Rubin, traz seu trabalho. Uma boa reflexão. Obrigada Michel!
Campo do Dia, Campo da Noite e seus Portais
Examinando a polaridade Dia e Noite ou explicito e implícito, ou ainda revelado e mistério, se pode notar que o organizado, arrumado, claro, revelado, nítido e discernido compreende o lado “Dia” da existência, enquanto que o lado escuro, nebuloso, misterioso, sem contornos definidos, o lado do sonho, corresponde ao lado “Noite” da existência.

Necessitamos de transitar em ambos os lados para completar-nos como seres humanos. Temos que mergulhar em ambos os campos para uma vida completa.
De dia: tarefas, lógicas, racionalidades, deduções, planos e clareza, enfim o espaço que pode ser explicado, o plano da consciência, o controlável.
De noite: sonho, mistério, sensações, indefinições, “loucuras”, o inexplicável, o inconsciente, o incontrolável.

Ambos os campos vêm acompanhados de seus elementos e verbos.
De dia: café, luz, abrir os olhos, entender o funcionamento das coisas.
De noite: álcool, drogas, escuridão, fechar os olhos, entregar-se ao fluxo.

Nossa cultura define, pontua e exalta como verdade, ou realidade, o Campo do Dia. Aquele que deve ser reverenciado e considerado verdadeiro. É praticamente uma tradição cultural.
O Campo da Noite é suportado, tolerado e eventualmente aceito como “breve campo de recompensa” se alguém preencheu os predicados do Campo do Dia. O Dia aqui é definido como o “tempo do trabalho” e a noite é reservada de modo geral àquilo que se convencionou chamar de “tempo da diversão”.

O Campo da Noite certamente para muitos funciona como um campo de fuga, e com olhos de ver há muitos que fazem do Campo do Dia, também um campo de fuga, para evitar o contato com dimensões que o Campo da Noite pode trazer.

Para viver o Campo do Dia alimenta-lo e construí-lo é necessário banhar-se na “Noite”. Para viver bem o Campo da Noite é conveniente ter um bom apoio no campo do Dia.

De dia se alimenta o corpo físico que é o veículo e âmbito do Dia. De noite se alimenta a alma que é o veículo e âmbito do Campo da Noite.
Fechando-se os olhos muitas vezes queremos chamar a Noite, ou o Campo da Noite onde se pode alimentar a alma para que esta possa sustentar o corpo do Campo do Dia.

Alguns seres humanos “considerados insanos” à vista daqueles que reverenciam o Campo do Dia, vivem continuamente no “Campo Noite”. As crianças recém nascidas vivem com um pé claramente no “Campo da Noite” e vão pouco a pouco sendo “chamados” ao “Campo do Dia”. Ao observar o olhar de crianças bem pequenas, vê-se, ou lembra-se fortemente o olhar de certos “loucos” e/ou “santos”.

Como se entra e como se sai de um campo para outro?

Algumas vezes é o simples cansaço que dissolve as barreiras, abre os portais que intermedeiam ambos os campos e permite o lançamento dos seres no “Campo da Noite”. Da mesma forma as drogas, as bebidas, e... o sexo abrem as portas da noite.

O sexo é um dos portais da Noite, podendo lançar os seres no Campo da Noite. O prazer, a distensão, são elementos que podem levar ao Campo da Noite. Não é à toa, que é considerado sagrado por algumas culturas. Ele é uma das formas de entrada no Campo da Noite, dos mistérios. Contem o “perigo” do descontrole e da desfiguração, e em seu âmbito expressam-se várias de nossas contradições. Sexo nos desfigura, nos contorce e “despenteia”. Deixa transparecer aspectos ocultos, tão bem preservados nas palavras e gestos apresentados nos salões do Campo do Dia.


Na Noite, se pode ter percepções, vislumbrar imagens, desvendar momentaneamente segredos e, dádiva das dádivas, romper a “seqüência de tempo” elemento tão exaltado e imponente do Campo do Dia.

Há os seres que têm suas vidas comprometidas no Campo Intermediário, vivem nos portais intermediários entre os Campos do Dia e da Noite. São os artistas, seres da intermediação, tantas vezes ambíguos em comportamentos e atitudes - se vistos com olhos do Campo do Dia. São o que são, se vistos pelo olhar do “Campo da Noite”.

Artistas e profissionais do sexo são seres que têm sua existência exaltada na beira do dia ou da noite, e são muitas vezes confundidos exatamente por serem ambos intermediários destes Campos. São seres que anunciam ao Campo do Dia um convite à entrada no Campo da Noite. São seres atraentes, pois acenam com conteúdos essenciais á vida: os conteúdos do Campo da Noite.

O Campo da Noite é um campo “perigoso” segundo o olhar do “Campo do Dia” porque é impregnado pela diminuição do controle, este último um predicado destacado do Campo do Dia.

Certos lugares físicos são possibilidades de portais intermediários entre os Campos. São as boates, teatros, bares de madrugada, lugares onde se escorrega de um campo para outro. São portais. Outro lugar onde se podem encontrar portais são as igrejas e templos. A diferença básica entre os primeiros e os segundos é que nos primeiros há o risco de se “sacrificar” em alguma medida o corpo físico para fazer estas passagens.

Outra diferença enunciada é que um é o campo dos vivos – LUZ, e o outro é o campo dos mortos - ESCURIDÃO.
No Campo da Noite se dissolvem as fronteiras, se dissolve a exatidão e se convive com a indefinição.
O orgasmo é um das possibilidades de passagem para o Campo da Noite e é corretamente chamado de “pequena morte”. É uma possibilidade de sair do mundo dos “vivos” para o mundo dos “mortos”, onde os contornos dos corpos se dissolvem.

Abraços
Michel
29/03/10
* Michel Rubin: Consultor em Desenvolvimento Humano, Terapeuta Comunitário e em formação em Terapia de Família

Dicas sobre New York






Dicas sobre New York

Sou fã de Nova York! Morei nesta bela big apple por 17 meses e no final do ano de 2009 pude voltar para minha grande alegria!
Para aproveitar bastante o tempo que teria com meu marido que não conhecia “a cidade”, resolvi organizar a viagem para os 10 dias que teríamos disponíveis. Preparei fichas separadas por áreas da ilha para visitarmos por dia, contendo os lugares que achávamos interessantes passar.
Essa idéia foi muito útil, pois tínhamos uma noção do que fazíamos, onde estávamos, o tempo gasto e ainda dava para organizar o que poderia vir depois. O que mudava nos planos dependia da previsão meteorológica dos dias seguintes (que aparecia no canal 1 da TV do hotel) e o tempo climático que realmente fazia ao amanhecer. Isso deslocava os planos nos interiores como museus, lojas e onde era quente para os passeios ao ar livre e vice-versa. Lembrando! Era outono em New York, final de novembro, início de dezembro e bem frio.
Queria retornar a muitos lugares, além dos pontos turísticos que precisavam ser visitados por quem é marinheiro de primeira "nova iorquice". Então, entrei na internet e comecei a pesquisar sobre esses lugares como museus, lojas, igrejas e acabei achando mais informações.
Há ótimos guias para nos orientar na história da cidade, com mapas e dicas.
Vou deixar algumas dicas que me foram úteis. Mas há uma dica que é de coração: Não deixe de experimentar o sorvete New York Super Fudge Chunk da marca Ben & Jerry(www.benjerry.com
).


A intenção não é fazer propaganda, mas algumas dicas que acho que valem a pena como informação e acaba que há lojas que já passam a ser pontos turísticos. Espero que sejam úteis!

· O metrô é muito eficiente e faz conexão com os ônibus se comprar o metrocard, um cartão que dá livre acesso às linhas de metrô e pode ser adquirido por vez, por um dia ilimitado, uma semana ilimitado e um mês ilimitado. Uma maneira de economizar.http://www.mta.info/metrocard/

· Uma dica com relação a hotéis é se informar sobre um valor que será bloqueado em seu cartão por questão se segurança. Alguns sites que acessei para hotéis:www.booking.com
www.hoteis.com
www.craigslist.com

· Para alguma emergência o famoso número de telefone 911
· Jornal Village Voice


MUSEUS:
· MOMA – 11 West 53 Street New York, NY 10019 Entre 5th e 6th AVE
www.moma.org/
· METROPOLITAN MUSEUM OF ART - 1000 Fifth Avenue at 82nd Street, New York, New York 10028-0198
www.metmuseum.org/AMERICAN MUSEUM OF NATURAL HISTORY - 79th Street and Central Park West. Entrada principal no Rose Center for Earth and Space na 81st Street entre Central Park West e Columbus Avenue. (212) 769 5100
www.amnh.org/
· GUGGENHEIN -
Solomon R. Guggenheim Museum1071 Fifth Avenue (at 89th Street) New York, NY 10128-0173www.guggenheim.org/
MAIS:
CENTRAL PARK - fácil encontrar!
· EMPIRE STATE BUILDING -
350 5th Avenue, New York, NY 10018 entre 33th e 34 th Streets
www.esbnyc.com
· STATUE OF LIBERTY (Estátua
da Liberdade) –barco no Battery Park
www.nps.gov
· ROCKEFELLER CENTER – 45 Rockefeller Plaza, New York, NY (212) 632-3975 ‎ www.rockefellercenter
.com
· PUBLIC LIBRARY (Biblioteca Pública) - 425 Avenue of the Americas, New York - 212-243-4334
www.nypl.org
·
New York Public Library Gift Shop - 5th Ave & W 42nd St, Manhattan, New York - +1 212-930-0641
www.thelibraryshop.org
· CENTRAL STATION (Estação Central) - 87 E 42nd St Manhattan, New York, NY 10017, +1 212-340-2345
· LINCOLN CENTER - 1881 Broadway, New York, NY 10023-7035
(212) 875-5018
· Dizzy's Club - Frederick P. Rose HallHome of Jazz at Lincoln Center - Broadway at 60th Street5th Floor - Reservas: 212-258-9595 ou 9795
www.lincolncenter.org
· WALL STREET –
· WILLIAMSBURG (Brooklyn) – Pegando o trem L em Manhattan é só descer na primeira estação Bedford em Brooklyn e passear na região. Os bares da área são interessantes e há um restaurante Tailandês na rua North 6th quase com Bedford que estava com custo convidativo!
BAM (Brooklyn Academy of Music) - (718) 636-4111
www.bam.org
BAM Rose Cinemas - (718) 636-4100
www.bam.org

IGREJAS:
· SAINT PATRICK´S – Fifth Ave. between 50th and 51st St
www.saintpatrickscathedral.org
· SAINT FRANCIS OF ASSISI – 135 W. 31st Street, NY/NY 1001 (212) 736 8500
www.stfrancisnyc.org
· CATHEDRAL OF ST JOHN THE DIVINE – Amsterdam Ave com W 112th St
www.stjohndivine.org
· TRINITY CHURCH - 74 Trinity Place, New York, NY 10006
(212) 602-0848
www.trinitywallstreet.org
LOJAS:
· BAD BATH & BEYOND (Loja de casa)
www.bedbathandbeyond.com/
· 21 CENTURY – (Casa e Cozinha) -
· SHAKESPEARE & CO BOOKSELLERS (Livros de Teatro) –
www.shakeandco.com
· FAO SCHWARZ (Brinquedos) - www.fao.com

LOJAS DE ROUPAS:
· BLOOMINGDALE´S - www.bloomingdales.com
· GAP –
www.gap.com
· H & M – www.hm.com
· JACK´S 99 c - 110 W 32nd St, New York - 212-268-9962
MACY´S - www.macys.com
· OLD NAVY - 150 W 34th St, New York, NY, (212) 594-0049‎· URBAN OUTFITTERS

CAFÉS, BARES E RESTAURANTES que me lembro no momento:
· DEAN & DELUCA (Café e Mercearia) – 560 Broadway - 212-226-6800; Esta do SOHO é um charme! Imperdível!
www.deandeluca.com
· COW GIRL – 519 Hudson St, New York - 212-633-1133www.cowgirlnyc.com
FELICE WINE BAR -1166 1st Ave (corner with 64th St), New York, NY 10065-7868, (212) 593-2223
www.felicewinebar.com

ZABAR’S – Para bagels, queijos e frios deliciosos! 2245 Broadway, New York, NY 10024 (212) 787-2000
· SYLVIA'S RESTAURANT - 328 Lenox
Ave, New York, NY, United States (212) 996-0660 ‎Categoria: Soul Food Restaurant (verificar o dia)
sylviassoulfood.com


BARES DE MÚSICA:
ZINC BAR - 82 West 3rd Street (btw Thompson & Sullivan) Greenwich Village - New York NY 10012 tel. 212-477-ZINC

BLUE NOTE JAZZ CLUB - 131 West 3rd St. New York, NY 10012212-475-8592


Denver, cidade irmã
















DENVER, CIDADE IRMÃ

Gostaria de falar um pouquinho sobre esta cidade que um dia ouvi dizer ser irmã de Belo Horizonte (MG). Não poderia deixar de ser. Denver (CO) nos EUA é a cidade natal de minha irmã americana Mary e por então, eu, ser nascida na capital mineira.
Muito provavelmente são irmãs pela semelhança geográfica como as montanhas e por serem referências na extração de ouro em suas histórias, além de ambas serem as capitais de seus respectivos estados.

Irmã americana, porque Mary morou com minha família em BH em 1976 quando eu tinha 9 anos e ela, estudante de intercâmbio. Desde então, nunca perdemos contato e por algumas boas vezes fui visitar Mary e sua família no território irmão, além dela também ter vindo ao Brasil por generosas vezes para matar a saudade. Algumas dessas vezes que veio, passamos por momentos inesquecíveis em Paraty, onde fizemos ser território marítimo da irmandade montanhosa.
Denver também nos abrigou com as apresentações das “Amélias”, quando fomos nos apresentar em shows de música popular brasileira, além das oficinas e workshops em dança, pandeiro e violão.



















Conhecendo Denver somente em verões, foi a primeira vez que vi Denver coberta de fina neve em novembro do ano passado. Meu companheiro e eu estávamos aconchegados por casacos e por tamanho carinho de nossa família irmã.




















Mary e seu amigo nos levaram para conhecer a montanha Rocky Mountains, de onde se vê lá ao longe o pico Pikes Peak e o monte Mount Evans.


















A família nos levou também para almoçar no The Buckhorn Exchange , primeiro restaurante da cidade, onde servem pratos exóticos, além do hambúrguer tradicional. Por lá passaram famosos índios e cowboys.






























Red Rocks,


















esse apoteótico espaço ao ar livre para shows,



recebeu e recebe nomes grandiosos da música americana e interna-
cional. É impressio-
nante a maravilha do lugar!
















Entre cafés e chocolates quentes, luvas e cachecóis, meu querido compartilhou sua receita de moqueca de camarão. Difícil foi a caça ao coloral (urucum), mas o sabor não deixou de ser gostoso sem ele.
Cantamos canções entre amigos, repartindo saudades e emoções...



Claro, para despedir, o Thanksgiving... em Ação de Graças, para agradecer esse encontro lindo de famílias irmãs!




Obrigada Mary e toda família e aos amigos de Denver, meu grande abraço fraterno!
Mônica


























Indicação de sites, blogs...

Estes são sites, blogs, links que indico!
http://www.asarydman.com/
http://www.dududeherrmann.art.br/
http://www.ciclodeconfluencias.com/
http://www.movasse.com/
http://www.klaussvianna.art.br/
www.myspace.com/milaconde
http://www.claudionucci.com.br/
www.myspace.com/claudionucci
http://www.jackiehecker.multiply.com/
http://www.abtalexander.com.br/
http://br.youtube.com/watch?v=ulBqEZS17VI
www.myspace.com/democustico
http://www.cianoslaemcasa.blogspot.com/
www.ludicamusica.com/
http://www.pandeiromineiro.com.br/
www.myspace.com/pandeiromineiro
http://www.vazio.com.br/transtorna/
http://www.audionova.com.br/
http://www.dorianamendes.com/
http://www.myspace.com/dorianamendes
http://www.centroartisticodedanca.com.br/
http://www.babaya.com.br/
http://www.primeiroato.com.br/
http://www.marcopaulorolla.blogspot.com/
http://%20www.grupopontodepartida.com.br/
http://grupocreuza.blogspot.com/

SITE - MYSPACE

Você poderá acessar o site e myspace
You can visit my site and myspace

http://www.monicatavares.com.br/

www.myspace.com/monicatavares

Saiba Um Pouco Mais - about Mônica

Minha foto
Rio de Janeiro/Belo Horizonte, RJ/MG, Brazil
Você pode saber mais sobre mim no site www.monicatavares.com.br You can know about me at www.monicatavares.com.br